Grafica TechPrint Goiânia

Calçar o preto

O que é calço em impressão?

Na indústria gráfica, algumas técnicas são empregadas para que o resultado final de um material impresso seja o melhor possível. O calço nada mais é que uma dessas técnicas empregadas. Quando uma arte possui uma superfície muito grande, coberta pela cor preta 100%, devemos ter alguns cuidados quanto a isso. No momento da impressão, essa superfície tem que sofrer uma pressão muito maior para haver uma cobertura total, mas isso muitas vezes não é possível, visto que poderá conter na página algumas porcentagens da cor que, ao forçar o preto 100%, poderá influenciar diretamente nelas. Por exemplo, um preto 90%, ao forçar o chapado (100%), poderá haver um ganho de ponto e entupimento da retícula.

Sendo assim, o recurso para corrigir esse problema e deixar o preto com uma aparência mais intensa é o calço, Como usar essa técnica? Simples, em toda a superfície 100% de preto, adicione 30% a 40% de cyan. Isso no caso de seleção de cores.

Nunca aplique em preenchimentos ou contornos em Preto “100% nas 4 cores”. Fatalmente seu material terá problemas com encaixe deixando letras pequenas tremidas e decalques (manchas) devido ao excesso de carga (tinta). Caso tenha necessidade de reforçar o preto, faça apenas como descrito acima acrescendo apenas cyan.

Essas porcentagens são usadas pelo seguinte motivo: ao adicionar cyan, a impressão é de que o preto fique com uma intensidade muito maior, dando um poder de cobertura também maior do que somente a cor mencionada.

Entre em Contato






Usuarios Online

Nós temos 84 visitantes online
Lembrar de Mim